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terça-feira, 22 de novembro de 2016

Aluno do IFMA representa o Maranhão no Mercosul

    Eleito com mais da metade dos votos válidos, Joanderson de Sousa Vieira, de 17 anos, aluno do segundo ano do curso técnico em Edificações no Campus São Luís/Monte Castelo, será o representante maranhense no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que reúne a juventude brasileira e dos demais países do Mercado Comum do Cone Sul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e países associados ao bloco (Bolívia e Colômbia).

    O estudante cumprirá mandato de dois anos, ao lado dos 26 colegas escolhidos nas outras unidades federativas para representar o Brasil. As atividades envolvem a participação em discussões, a aprovação e recomendações para a adoção de políticas educativas nos países do continente, que promovam a cidadania, cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

    Para representar o Maranhão no PJM, Joanderson Vieira concorreu com outros três candidatos em uma eleição on-line, realizada entre 30 de outubro e 5 de novembro, na qual os estudantes promoveram suas candidaturas através de vídeos e postagens nas redes sociais.
O aluno do IFMA obteve 938 votos, ou 52,2% do total de votos válidos (1.797), de eleitores com idade dos 14 aos 18 anos. Escritor, palestrante e pesquisador em áreas relacionadas à Sociologia e Filosofia, o candidato informou em seu perfil ter aptidão para assuntos sociais aplicados à educação.
Joanderson Vieira participou do processo eleitoral com a inscrição do Projeto “Identidade”, de inclusão educativa, que propõe reunir histórias, pensamentos e opiniões por meio das diversas áreas do conhecimento, e ainda estimular o convívio entre estudantes de diferentes concepções ideológicas, classes sociais, etnias e pessoas com deficiência.

PJM 2016
    Surgido no âmbito do Setor Educacional do Mercosul, o PJM está em sua quarta edição. No Brasil, o projeto destinado a estudantes do ensino médio é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), como iniciativa voltada para a promoção do protagonismo juvenil, que busca contribuir com a integração regional dos jovens parlamentares. Até 2018, os eleitos discutirão sobre o tema “O Ensino Médio que Queremos”, tendo de elaborar e divulgar a Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido em conjunto com os representantes dos países-membros e associados, para consolidar propostas que atendam às necessidades e anseios comuns. As reflexões dos representantes do PJM se concentram sobre cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.


Informações IFMA

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